jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Alunos do Agrupamento aprendem a usar a internet de forma segura.

“Pense antes de clicar”

 

     No mês de outubro, foi comemorado o “Mês Europeu da Cibersegurança da União Europeia”, promovendo a segurança online junto dos cidadãos da UE, sob o mote «Pense antes de clicar».

     Neste sentido, ao longo desse mês, tiveram lugar em toda a Europa centenas de atividades com o objetivo de aumentar a sensibilização na área da Cibersegurança, facultando, por exemplo, informação atualizada sobre a segurança digital através da educação e partilha de boas práticas.

     O 3º ciclo do Agrupamento aderiu a esta sensibilização, com a construção de um muro digital (Padlet). A atividade foi desenvolvida pelas docentes da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com o objetivo de alertar toda a comunidade educativa para a adoção de uma atitude crítica, refletida e responsável aquando do uso de tecnologias, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da Cidadania Digital. A contribuição que cada aluno deu para a construção deste muro digital foi a elaboração de uma “mensagem áudio” com uma frase assertiva sobre “Navegação responsável na Internet”, que foi publicada no Padlet, divulgado junto de toda a comunidade educativa.

Os professores de Informática

 

7º ano: https://padlet.com/maria_alvares_550/7anosbueseguro

8º ano: https://padlet.com/maria_alvares_550/8anosbueseguro

9º ano: https://padlet.com/maria_alvares_550/9anosbueseguro

 

 

     A Direção-Geral da Educação promoveu mais uma edição dos “Desafios SeguraNet”, a 15ª, com sete desafios a realizar ao longo de todo o ano letivo.

     Como não poderia deixar de ser, os professores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do Agrupamento decidiram aderir a esta iniciativa, com a participação de todas as turmas do 3º ciclo e, assim, contribuírem para desenvolver o sentido de Cidadania Digital dos alunos. Através destes desafios, são trabalhadas, de forma lúdica, áreas de competência, tais como: “Saúde e bem-estar ambiente”, “Desenvolvimento pessoal e autonomia”, “Saber científico técnico e tecnológico”, “Pensamento crítico e pensamento criativo”.

Os professores de Informática

 

     “Bebras – Castor Informático” tem já uma longa história. Iniciado em 2004 pela professora Valentina Dagienė, da Universidade de Vilnius, na Lituânia, foi concebido para promover a informática e o pensamento computacional, desenvolvendo, nomeadamente, a capacidade de generalizar e de abstrair, a capacidade de fragmentar um problema complexo em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões,  motivando, assim, alunos de todo o mundo e de todas as idades, mesmo que não tenham experiência prévia, levando-os a descobrirem aptidões que desconheciam.

     Em 2021, na semana de 8 a 12 novembro, realizou-se novamente esta iniciativa e, como não poderia deixar de ser, o Agrupamento Manuel Laranjeira participou, envolvendo 731 alunos, do terceiro ciclo – disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação – e do 12º ano – Aplicações Informáticas B, que desenvolveram a atividade nas escolas Sá Couto e Manuel Laranjeira.

     Todos os participantes estão de parabéns pelo seu empenho e interesse.

Os professores de Informática
podes gostar também