jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

A experiência do Secundário – adaptação… é preciso.

     A mudança do terceiro ciclo para o secundário traz novos desafios para os alunos, sendo necessário uma adequada adaptação para que se alcancem os resultados pretendidos.

     Sabemos agora que o Secundário é composto por três anos de pura loucura e, ao mesmo tempo, é o auge da felicidade.

     Esta é uma fase da nossa vida que pode ter um início assustador devido às adaptações, por vezes, vividas em sofrimento. Com efeito, neste período, os alunos podem ser alvo de um grande stress devido à exigência das novas disciplinas e ao facto de terem consciência de que as notas começam a contar para o acesso ao Ensino Superior. Efetivamente, muitos são os alunos que ficam desmotivados quando se apercebem da maior dificuldade das aprendizagens, verificando que não podem continuar com as rotinas que mantinham durante o terceiro ciclo.

     No entanto, é neste período que se vivem os momentos mais encantadores da nossa vida. É a época ideal para fazer bons amigos, para evoluir enquanto pessoas e para desenvolvermos o pensamento crítico. Efetivamente, é habitual ouvirmos muitos adultos a dizerem sentir falta do Secundário, quando não tinham de se preocupar com as contas para pagar nem precisavam de enfrentar sozinhos as adversidades da vida.

     Assim concluímos, afirmando que o Secundário é muito marcante nas nossas vidas e que é uma experiência que deve ser aproveitada em pleno! Resta-nos aconselhar que se encare o secundário como uma nova fase da vida que deve ser passada com tranquilidade, mas também com objetivos.

Álvaro Gonçalves, Leonor Fernandes,
Leonor Pimentel e Mariana Pinto, alunos do 12º A
podes gostar também