jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Plantas invasoras na praia de Espinho

     O projeto de Cidadania e Desenvolvimento do 12ºC consistiu num “Contributo para a erradicação de plantas invasoras, na praia de Espinho”.

     Assim, na manhã do dia 19 de abril, os alunos e as professoras das disciplinas de Biologia (Isabel Moreira), Aplicações Informáticas B (Mª José Álvares), Física (Paula Margarida Silva) e Educação Física (Fátima Mota) acompanharam a turma na concretização do mesmo.

     Iniciaram a manhã com uma sessão de sensibilização sobre a problemática das plantas invasoras na praia, dinamizada pela professora Isabel Moreira, responsável pela área da Sustentabilidade e Ambiente, do Clube CV – ML Spinae.

     De seguida, rumaram até à praia de Espinho, onde foram identificadas espécies de plantas invasoras e, arrancando-as, limparam uma boa área: Erva-gorda; Chorão-da-praia e Capuchinha. Mas foram também identificadas plantas autóctones como o Estorno e o Cordeirinho-da-praia.

     Os alunos realizaram registos fotográficos, que, no dia seguinte, foram usados, na aula de API B, para criar fichas de identificação de plantas, um cartaz e um folheto de sensibilização à comunidade escolar, e que se encontram expostos na escola sede, numa das janelas da reprografia.

     O entusiasmo, a participação e a colaboração dos alunos foram deveras contagiantes e, mesmo sabendo que ficaram muitas invasoras no local, podemos afirmar que a turma contribuiu para criar um ambiente mais sustentável.

     A turma agradece a disponibilidade das professoras e da Polícia por a terem acompanhado ao local e da Junta de Freguesia de Espinho por ter fornecido as luvas, os sacos do lixo e a água e ainda por ter realizado o transporte das plantas invasoras recolhidas no local, para serem destruídas.

Maria José Álvares, Diretora de Turma do 12ºC
podes gostar também